Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em Fortaleza

Se você é do tipo que gosta de um bom banho de sol, um novo estudo descobriu que, ainda que o risco de ter câncer de pele aumente, quem ama sol pode desfrutar de alguns benefícios para a saúde.

Pesquisadores da Universidade de Copenhague analisaram dados de 4,4 milhões de pessoas que vivem na Dinamarca (toda a população do país) durante um período de 23 anos, incluindo 130 mil com câncer de pele não-melanoma, todos com idade acima de 40 anos.

Os resultados mostraram que aqueles que tinham sido diagnosticados com câncer de pele não-melanoma tinham foram 4% menos possibilidade de sofrer infarto. O risco de morte por outras causas também foi 48% menor quando comparados ao restante do grupo.

Os resultados aparecem online no International Journal of Epidemiology.

“Nosso estudo sugere que um diagnóstico de câncer de pele foi associado com menos infarto do miocárdio, menos fratura de quadril naqueles com idade inferior a 90 anos e menos morte por qualquer causa em comparação aos controles da população em geral”, escreveram os pesquisadores.

Por que o benefício? Embora não esteja claro, os cientistas sugerem que isso pode acontecer simplesmente por conta de uma melhora da saúde através da vitamina D ou por se ter um estilo de vida mais saudável, ao ar livre e sob o sol.

Ainda assim, os especialistas dizem que não há desculpas para não tomar as devidas precauções quando estivermos debaixo de sol.

“A exposição excessiva aos raios solares UV ou às câmaras de bronzeamento artificial é a principal causa de câncer de pele”, disse Claire Knight, do Cancer Research UK (Centro de Pesquisa britânico), de acordo com o The Daily Mail. “Todos nós precisamos de um pouco de sol nas nossas vidas para produzir vitamina D, que é fundamental para a saúde dos ossos. Mas a chave é aproveitar o sol de forma segura e evitar queimaduras solares.”

Acesse a pesquisa (em inglês)
http://ije.oxfordjournals.org/content/early/2013/09/13/ije.dyt168.full

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machadocirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Fonte: Relaxnews

 

Responda