Os sinais de estresse estão presentes na vida de qualquer pessoa. A questão é que, quanto mais tempo você demorar a reagir a estes sinais, maiores são a chance de danificar o corpo e a mente e mais difícil será reparar o dano.

Estresse refere-se a uma maneira como seu corpo reage quando exposto a fatores desgastantes. Você sempre reage de alguma maneira: irritação, frustação, exaustão ou doença. Mas para que o estresse resulte numa ação positiva e adequada, é preciso que ele se adapte, tanto na intensidade como na duração, às demandas do fator estressante específico.

Para controlar o estresse e fazer melhor uso possível dele é preciso que você esteja consciente do que lhe acontece mental e fisicamente se exposto a esses fatores; que fatores são esses, que métodos usar nesse controle.

Os tipos de estresse são:

– Estresse negativo: aquele em excesso. Isso acontece quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destruído de nutrientes e a energia mental fica reduzida. A produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente a pessoa de vir a adoecer.

– Estresse positivo: é o estresse em sua fase inicial, a do alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa a produzir mais e ser mais criativa. É a fase da produtividade, como se a pessoa estivesse o tempo todo em alerta. Porém ninguém consegue ficar nesse  estágio por muito tempo.

– Estresse ideal: acontece quando a pessoa consegue aprender o manejo do estress e gerencia a fase de alerta de modo eficiente, alternando entre está em alerta e sair do alerta. Para quem consegue isto o ” céu é o limite”.

Alguns sintomas, que o corpo apresenta, devem ser observados para não cair na fase de exaustão :

 

Sono:

Fase de alerta : Dificuldade de dormir muito acentuada pela adrenalina.

Fase de Resistência: Sono normalizado;

Fase de Quase-exaustão: Insônia. Acorda muito cedo e não consegue voltar a dormir;

Fase de exaustão: Dorme pouco. Acorda cedissímo e não se sente revigorado pelo sono.

 

 

 

 

Sexo:

Fase de alerta : Libido alta. Muita energia. O sexo ajuda a relaxar.

Fase de Resistência: Libido começa a baixar. Poca energia. O sexo não apresenta interesse;

Fase de Quase-exaustão: Libido quase desaparece. A energia para o sexo está sendo usada na luta contra o stress e a pessoa perde o interesse.

Fase de exaustão: Libido desaparece quase que completamente.

 

Trabalho:

Fase de alerta : Grande produtividade e criatividade. Pode varar a noite sem dificuldade.

Fase de Resistência: A produtividade e a criatividade voltam ao usual, mas às vezes não consegue ter idéias novas.

Fase de Quase-exaustão: A produtividade e a criatividade caem drasticamente. Consegue somente dar conta da rotina, mas não cria e nem tem idéias originais.

Fase de exaustão: Não consegue trabalhar mais como normalmente. Não produz. Não consegue se concentrar e nem decidir. O trabalho perde o interesse.

Corpo:

Fase de alerta : Tenso. Músculos estressados. No início, aparece taquicardia, sudorese, sem fome, sem sono, mandíbula tensa.

Fase de Resistência: Cansado mesmo tendo dormido bem. O esforço de resistir ao stress se manifesta em uma certa sensação de cansaço;

Fase de Quase-exaustão: A memória é muito afetada e a pessoa esquece fatos do dia a dia, até mesmo seu próprio telefone. Doenças começam a surgir.

Fase de exaustão: Doenças graves podem ocorrer como depressão, úlceras, pressão alta, diabetes, enfarte, …

 

Humor:

Fase de alerta : Eufórico. Pode ter grande irritabilidade devido a tensão física e mental experimentada.

Fase de Resistência: Cansado. Só se preocupa com a fonte de seu estresse. Repete o mesmo assunto e se torna tedioso.

Fase de Quase-exaustão: A vida começa a perder brilho, ficando tudo sem graça. Não quer se socializar.

Fase de exaustão: Não se socializa. Foge dos amigos. Não vai as festas. Perde o senso de humor e fica apático. Muitas pessoas tem vontade de morrer.

Os tratamentos mais eficazes para o estresse patológico podem ser psicoterapia e p uso de psicofármacos em casos mais crônicos e agudos.

Atividades físicas moderadas, Hobbies, massagem relaxante, dança, relaxamentos podem ser úteis ao tratamento da doença em qualquer nível.

One Response to “Tipos de Estresse”

  1. junior, Responder

    kkk são muitos tipos. Tem coisa ai q eu sentia e nem sabia q era estresse.

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