Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em FortalezaEste vegetal de raiz ligeiramente doce e crocante atua como um probiótico que ajuda a desenvolver bactérias “amigáveis” no intestino. Além disso, pode aumentar o colágeno e prevenir rugas.

Rico em vitamina C e sais minerais, o jicama, também conhecido como inhame mexicano ou castanha de água, pode ser cozido, feito purê ou assado, e até servido cru em fatias, como salada, depois de tirada a casca grossa.

… acompanhe a principais notícias no Espaço Georgia Machado e tire suas dúvidas sobre cirurgia plástica com a Dra Georgia Machado

Enquanto as previsões mostram que o jicama em breve vai ocupar um lugar de honra ao lado da cenoura e da couve, atualmente talvez você só encontra o vegetal em mercados de agricultores ou lojas mexicanas.

Esse ingrediente, assim como as alcachofras de Jerusalém, é uma fonte de inulina, um prebiótico que pode promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Mastigar jicama também melhora a aparência da sua pele, graças ao teor de vitamina C contido nele (uma xícara de fatias da raiz fornece mais de 24 mg do desse composto vitamínico).

Comer alimentos ricos em vitamina C pode aumentar a produção de colágeno, o que ajuda a melhorar a textura da pele, a velocidade da cicatrização de feridas e ainda traz um brilho saudável.

Ainda assim, o site Livestrong adverte que, enquanto a raiz jicama é saudável e totalmente comestível, o resto da planta é tóxico, incluindo as sementes, as folhas e as vagens.

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machadocirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Fonte: Relaxnews

Responda