Saiba-mais-sobre-a-osteopatia-e-seus-benefísios

Você já ouviu falar em OSTEOPATIA? Não? Mas certamente já viu aquela técnica que estala a coluna e as articulações deixando seu corpo mais leve e relaxado, certo?

Quer saber um pouco mais sobre como isso funciona?

O osteopata é o profissional fisioterapeuta que avalia a relação entre todos os elementos que compõem nosso organismo, incluindo ossos, vasos, músculos, nervos, tendões, tecido fascial, vísceras, enfim. É seu papel compreender se existe uma harmonia quanto às tensões aplicadas a cada um desses elementos. Pra ser mais claro: Se você desenvolve um processo inflamatório consequente a um trauma durante um esforço físico, pode gerar inchaços e tensões teciduais que limitam o movimento da articulação, gerando sobrecarga para as articulações vizinhas.

Da mesma forma, se você se mantém muito tempo sentado ou em pé, se carrega peso ou “trava” a coluna, os músculos podem gerar o que chamamos de “hiperatividade tônica” e trazer limitações de movimento articular, sobrecarregando outras estruturas.

Ou ainda, se algum desequilíbrio afeta a sua coluna ou quadril, as funções intestinal, urinária, hepática ou gástrica podem estar comprometidas, justamente por causa da limitação dos movimentos. E, como sabemos, MOVIMENTO É VIDA! Todos os elementos que compõem nosso organismo são cinético-dependentes (dependem do movimento) e quando estes estão limitados, suas funções também estão diminuídas.

As técnicas osteopáticas vão muito além das manipulações articulares, e podem atuar em problemas como enxaqueca, disfunções têmporo-mandibulares, disfunções óculo-motoras (como estrabismos), refluxo gastro-esofágico, constirpações (intestino preguiçoso) e muito mais do que você possa imaginar.

Parece difícil, não é? Mas não é tão complicado assim, principalmente para um osteopata, pois antes de tudo, ele é um ótimo anatomista e conhece seu corpo tim-tim por tim-tim.

Não deixe que as dores e os incômodos tomem conta de você! Consulte um osteopata e veja como ele pode te ajudar!

Eu sou Mauricio Mendes, Fisioterapeuta/Osteopata, professor da Escola Brasileira de Osteopatia e estou aqui para ajudá-lo.

Responda