Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em Fortaleza

Os resultados de um novo estudo indicam que fumantes ligados a redes de apoio online têm maior facilidade em largar o cigarro

Segundo um estudo publicado em setembro, na edição virtual do Journal of Communication, as redes online de apoio a fumantes criam uma verdadeira noção de comunidade entre os participantes, que encontram o apoio e a confiança de que necessitam ´para tentar apagar o cigarro de uma vez.

A pesquisa mostrou que, quanto maior o envolvimento da pessoa com a rede, maior o compromisso e a empatia nutrida pelos demais membros, o que encoraja uma troca de dicas a ajuda a criar confiança no grupo.

Resultado? Os participantes do estudo associados a grupos online não só pararam de fumar com mais facilidade, como ainda conseguiram manter-se longe do hábito por intervalos de tempo mais longos. Inclusive, em situações especialmente tentadoras: picos de estresse, momentos de tristeza e na hora de sair à noite para beber.

Pesquisadores especulam que a eficácia das redes se deve à forma como os participantes od grupo transmitem uns aos outros uma sensação de eficácia e auto-controle.

“Esse estudo ajuda a aprofundar a noção de que os sites de apoio e outros tipos de redes sociais podem ajudar pessoas que querem melhorar suas condições de saúde,” disse o pesquisador chefe Joe Phua, da Universidade da Geórgia.

“Isso pode ser usado como uma forma autônoma de melhorar a saúde em geral ou como parte de um tratamento integrado, que combinaria o uso das mídias sociais com ajuda profissional offline,” acrescentou Phua.

O estudo ainda ressalta que, ao contrário dos grupos de apoio tradicionais, os fóruns organizados via mídias sociais são gratuitos, e participantes não precisam gastar tempo para se deslocar até as reuniões.

Se o fato de que parar de fumar reduz drasticamente a probabilidade de sofrer doenças cardíacas e câncer não for um incentivo forte o suficiente para abandonar o cigarro, há outros motivos na lista. Um estudo realizado em 2011 mostrou que ex-fumantes geralmente se mostravam mais satisfeitos com a vida de forma geral após largarem o cigarro.

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machadocirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Fonte: Relaxnews

Responda