29.08.2013-Pessoas-ansiosas-precisam-de-mais-espaço-pessoal

Todo mundo precisa de um pouco de espaço. Um novo estudo anunciado na segunda-feira revela exatamente de quanto espaço a maioria de nós precisamos e mostra que as pessoas que sofrem de ansiedade precisam de um pouco mais.

Os pesquisadores da University College London dizem que, geralmente, a maioria das pessoas precisam de um limite de cerca de 20 a 40 centímetros na frente de seu rosto antes de ficar tenso.

Os resultados foram publicados no The Journal of Neuroscience.

No estudo, os pesquisadores afixaram eletrodos que davam pequenos choques elétricos nas mãos de 15 pessoas saudáveis. Cada participante também usava um aparelho que media a atividade elétrica dos músculos usados para piscar, uma reação defensiva clássica, disseram os pesquisadores. Eles, então, compararam os dados de reflexo com os resultados de um teste de ansiedade onde os sujeitos avaliaram seus níveis de ansiedade em várias situações.

Durante os experimentos, os participantes também estenderam uma mão a distâncias variadas de seu rosto (4, 20, 40 e 60 cm) e receberam um choque, enquanto os cientistas mediram o quão forte os participantes piscavam em resposta àquilo.

O reflexo de piscar se intensificou quando os estímulos à mão aconteceram a uma certa distância do olho, explicou o co-autor Giandomenico Iannetti. Além disso, aqueles que marcaram altos níveis no teste de ansiedade tenderam a reagir com mais força aos estímulos feitos a 20 centímetros de seu rosto, comparado aos indivíduos que tiveram uma baixa pontuação no teste de ansiedade.

Acesse o novo estudo (em inglês)
http://www.jneurosci.org/content/33/33/13350.abstract?sid=95fc3881-1bf3-4a74-b493-fc8108ddbb78

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machado, cirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Fonte: Relaxnews

Responda