O mercado de videogames ativos (aqueles que te obrigam a se movimentar para jogar) está crescendo rapidamente e pode ser a chave para melhorar a vida dos jovens, de acordo com um novo relatório divulgado pela Entertainments Software Association (ESA) e o The President’s Council on Fitness, Sports & Nutrition (PCFSN).

 

Video Game e Vida Saudável - Dra Georgia Machado. Clinica de Cirurgia Plástica e Estética em Fortaleza.

“O entusiasmo em torno dos games ativos está transformando fundalmentalmente a maneira como jogamos e nos envolvemos em atividade física”, disse Erik Huey, vice-presidente sênior para assuntos governamentais da ESA. “Este segmento de mercado em expansão não só é uma oportunidade de crescimento promissor para a nossa indústria, ele motiva as famílias a se exercitar e levar vidas mais saudáveis e completas.”

O relatório, Active Games Market Analysis, constatou que 20% de todos os jogos lançados em 2011 foram games ativos, atingindo um pouco mais de 5% entre 2002 e 2007. Ele também prevê que esse crescimento e popularidade pode continuar até 2015. O relatório define jogos ativos como aqueles que incentivam a atividade saudável entre as crianças, envolvem novos públicos em aulas de educação física e proporciona uma atividade divertida para a família toda.

Toda essa popularidade pode estar ligada à crescente sofisticação dos consoles, como o Nintendo Wii e mais recentemente o Xbox 360 Kinect e o PS3 Move, cada um deles reconhece e responde aos movimentos físicos e gestos dos jgoadores.

Quem joga pode fazer mímicas de atividades, como bater uma bola de tênis ou se desviando do tiro de uma arma, em vez de simplesmente apertar um botão no controle.

“Já se sabe que todas as crianças precisam estar ativas por pelo menos 60 minutos por dia, mas, infelizmente, apenas uma em cada três crianças estão recebendo essa quantidade recomendada e os estudos mostram que elas agora estão passando mais de 7,5 horas por dia na frente da tela”, diz a estrela da NBA e membro do PCFSN, Chris Paul. “E é por isso que eu estou animado sobre o número crescente de jogos que estão ajudando crianças e famílias a ser ativos”.

Os resultados do estudo, que foi conduzido pela empresa de pesquisa de vídeo game EEDAR, estão sendo usados para ajudar a chamar a atenção para o Active Play Presidential Active Lifestyle Award (PALA+) Challenge, um programa que visa incentivar adultos e crianças americanas a se tornarem fisicamente mais ativos e promover games ativos como forma de ajudar as famílias a elevar seus níveis de fitness.

Para aqueles que se sentem inspirados, os jogadores de PlayStation indicam o game Zumba Fitness, enquanto os usuários do fórum Xbox Live sugerem o Kinect Adventures!. O console mais recente da Nintendo, o Wii U, tem a opção do jogo Your Shape Fitness Evolved, que foi criado do zero para ajudar os jogadores a definir e atingir as metas de saúde e fitness por conta própria, com outros jogadores ao vivo ou online, em uma comunidade virtual de outros que também usam o game.

Como podemos ver, jogar video game também é Love-se, experimente pode ser super divertido ser mais saudável através deles. Aqui no Espaço Georgia Machado nós amamos. Quem sabe a Dra Georgia Machado não libera um espaço para os adultos!

Responda