Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em Fortaleza

Se você estiver procurando por um elixir mágico para acabar com aquela sensacação terrível pós-bebedeira, pesquisadores chineses podem ter encontrado. A solução? Sprite. Mas se você prefere pular a parte do açúcar, água com gás também é uma boa alternativa, mostraram os resultados.

Depois da ingestão de álcool, o corpo passa por duas fases de processo metabólico para “quebrar” a substância do corpo. Primeiro, o fígado metaboliza o etanol para acetaldeído por meio da enzima álcool desidrogenase (ADH na sigla em inglês) e, em seguida é transformada em acetato de aldeído desidrogenase (ALDH, também na sigla em inglês). Ao contrário do acetaldeído, o acetato é considerado inofensivo e pode até mesmo ser responsável por alguns benefícios positivos para a saúde ligados ao consumo de álcool. Mas a exposição do corpo ao acetaldeído, na verdade, causa os sintomas de uma ressaca, incluindo náusea e dor de cabeça.

Para ver quais bebidas poderiam ajudar o corpo a metabolizar melhor o álcool, os pesquisadores da Universidade Sun Yat- Sen, em Guangzho, analisaram 57 bebidas diferentes, incluindo infusões de ervas, chás e refrigerantes. A equipe mediu seus efeitos sobre o ADH e o ALDH, descobrindo que cada bebida apresentava um efeito diferente.

Curiosamente, alguns chás de ervas na verdade diminuíram a velocidade do processo de quebra do álcool, prolongando a ressaca. Mas a melhor bebida foi a bi Xue, a versão chinesa do refrigerante Sprite, além da água com gás, que foram descobertas como um acelerômetro do trabalho da enzima, reduzindo a exposição do corpo ao ALDH. Ainda assim, antes de beber Sprite ou água com gás, os pesquisadores disseram que mais pesquisas ainda são necessárias para embasar ainda mais as evidências enocontradas.

Os resultados, anunciados no dia 7 de outubro, foram publicados no periódico da Royal Society of Chemistry (Sociedade Real de Química, em tradução livre), o Food and Function.

Acesse o estudo completo (em inglês):
http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2013/fo/c3fo60282f#!divAbstract

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machadocirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Fonte: Relaxnews

Responda