O que é dermopigmentação, micropigmentação ou maquiagem definitiva?

Este procedimento ressurgiu na década de 1980, tenho sua real origem nos antepassados egípcios e romanos. Baseado na técnica do princípio da tatuagem. Seu objetivo é introduzir pigmentos inorgânicos na camada sub-epidérmica da pele, porém sua aplicação é mais superficial e a durabilidade é de apenas alguns anos, dependendo de qual procedimento for realizado( os lábios, por serem de cores acobreadas, avermelhadas, tendem a clarearem mais rápido), tendo que ser retocada após esse período.

Pode ser aplicada nas sobrancelhas, olhos e lábios, em aréolas, mamilos, vitiligo, couro cabeludo e cicatrizes, corrigindo até imperfeições no rosto e no corpo, como os procedimentos para-médicos.
Cada sessão dura em média 2 horas sendo feito antes uma simulação, assim a cliente tem uma idéia de como será o resultado final.
Não há restrição de idade e há pigmentos de várias tonalidades para combinar com todos os tipos de pele.

O que acontece após a micropigmentação?

A região micropigmentada sofrerá uma descamação. Isso acontecerá de dois a quatro dias após o procedimento, com intensidade variável, de acordo com cada organismo. Aconselha-se o uso de vaselina, para que o local fique com umidade, dificultando assim a descamação. 

Com quanto tempo devo retornar?

Após 20 dias,com o  pigmento pré- estabelecido, o profissional poderá discernir o que fará, se vai voltar a pigmentar ou não, vai depender da necessidade e do clareamento da cor.

Quais técnicas utilizamos nas sobrancelhas?

Em sobrancelhas utilizam-se varias técnicas como a compacta, que é aquela sobrancelha bem marcada, toda preenchida, não significando escura demais ou preta. Neste caso o designer é fundamental para que haja harmonia ao rosto. Esta técnica é direcionada para quem tem poucos fios, desalinhadas e assimétricas. Como também em correções de falhas e cicatrizes.

Outra técnica bastante procurada é de sobrancelhas fio a fio 3D, pois deixam um semblante natural e harmonioso. Mas está direcionada as sobrancelhas levemente falhadas, pois se faz necessário uma quantidade razoável de pelos para deixá-las mais naturais. Contudo, passa por uma avaliação antecipada para que o profissional direcione melhor a técnica a ser utilizada, pois a casos de sobrancelhas finas e falhadas que ficam belíssimas com a fio a fio.

Existem outras técnicas não tão comuns mas que fazem a diferença em um olhar, tridimencional, degradê, esfumaçada, entre outras que os profissionais aplicam de acordo com a necessidade de cada sobrancelha. Seja qual for a técnica realizada, as sobrancelhas ficam expressivas, levantadas, deixando o olhar ainda mais atraente e levantando a auto estima das mulheres.

Quanto tempo dura? 

Depende de vários fatores, tanto interno como externos. Devemos considerar como internos a oleosidade da pele, a própria melanina, a sudorese e os processos metabólicos como um todo. Os externos, podemos considerar a exposição solar, a poeira, cloro tanto de piscinas, como da água das duchas, água quente, cosméticos clareadores a base de ácidos, sabonetes de banho, o melhor seria neutro(sabonete de bebê), e a própria renovação celular, que é normal em nosso organismo. Mas dependendo da técnica e da intensidade do pigmento, elas podem durar até três anos. A fio a fio por ser mais natural, sua duração pode ser de oito meses a um ano e meio, depende dos fatores já citados anteriormente.

Qual a idade ideal para fazer este procedimento?

Normalmente pessoas acima dos dezoito anos, por ja ter atingido a maior idade, já conscientes do que querem. Mas a partir dessa idade não existem restrições para fazer estes procedimentos. Uma pessoa mais jovem, pede procedimentos mais naturais. Mas não exite uma regra, vai do gosto tanto do cliente como do bom senso do profissional.

Quem está contra indicado para fazer uma dermopigmentação?

Pessoas com marca-passo, diabéticos descompensados, anêmicas, gravidas e lactentes. Ou contra-indicadas pelo médico.

Rosi Cardoso – Estéticista

2 Responses to “Micropigmentação ou Maquiagem Definitiva”

  1. Renata kélvia, Responder

    Ola, gostaria de saber se vocês trabalham com maquiagem definitiva para estrias e qual o valor por sessão. aguardo!

  2. ROSI CARDOSO, Responder

    OLÁ, PARA QUEM NÃO ME CONHECE, SOU ROSI CARDOSO, TRABALHO HA QUASE 9 ANOS NO ESPAÇO GEORGIA MACHADO. SOU ESTETICISTA, COSMETOLOGA E ATUO PRINCIPALMENTE COMO DERMOPIGMENTADORA NA CLINICA. FAÇO TODAS AS TECNICAS EM SOBRANCELHAS: (MICROBLANDING, HIPERREALISTA, COMPACTA, ESFUMAÇADA…),OLHOS, LÁBIOS, ALOPECIA( MICROPIGEMNTAÇÃO CAPILAR MASCULINA E FEMININA, TECIDO DOADOR EM CICATRIZES DE IMPLANTE CAPILAR, CICATRIZ CAPILAR), RECONSTRUÇÃO DE AREOLAS MAMARIAS, ETC
    INSTAGRAN: ROSI_DERMOPIGMENTAÇAO/ FACE: ROSI CARDOSO ESTETICISTA
    CONTATO: WPP: 98802-9062

Responda