Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em Fortaleza

Quem já tentou sabe que perder peso é uma tarefa difícil, que leva tempo e exige comprometimento, mas os jogos de realidade virtual podem facilitar esse processo

Pesquisadores da University of Kansas Medical Center nos EUA observaram o jogo Second Life, que envolve a criação de avatares e interação num mundo virtual. Através do game, os participantes podem planejar as refeições, comprar guloseimas e até controlar a própria dieta quando saem para jantar fora, tudo enquando se comunicam com outros jogadores.

Para comparar o jogo com reuniões em que as pessoas se encontravam, o time envolvido na pesquisa selecionou 20 indivíduos acima do peso e obesos que seguiam um programa de perda de peso de três meses numa clínica semanalmente ou por jogos de realidade virtual em casa. Além disso, os participantes da pesquisa, seja por encontros ou jogo, continuaram no processo por mais seis meses. Embora a influência do game e desses encontros na perda de peso não pudessem ser comparados de igual para igual, os jogadores do Second Life tiveram mais sucesso em manter o peso.

“Nós descobrimos que a perda de peso era significantemente maior pelas reuniões do que pelo jogo de realidade virtual, mas manter o peso era melhor para quem joga”, disse a pesquisadora chefe Debra Sullivan. Os resultados aparecerão na edição de maio/junho do Journal of Nutrition Education and Behavior.

Em um outro estudo, os pesquisadores da University of Missouri, também dos EUA, sugeriram que as pessoas que jogam o Second life poderiam criar avatares mais magros e saudáveis, o que ajuda o jogador a se ver daquela maneira. O estudo foi publicado em novembro no periódio Computers in Human Behavior.

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machadocirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Fonte: Relaxnews

Responda