Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em Fortaleza

A última mania que caiu no gosto dos britânicos nos últimos meses ganhou o apoio de um novo estudo, que descobriu que o jejum intermitente pode oferecer benefícios à saúde

Comer de tudo e ainda emagrecer parece impossível, mas isso pode acontecer se o princípio 5 por por dois for seguido: cinco dias de alimentação normal, seguidos por dois dias de restrição drástica das calorias. Publicado no começo deste ano, o bestseller The Fast Diet, do médico Michael Mosley, se tornou um sucesso instantâniono no Reino Unido e conquistou muitos leitores pela promessa de perder peso baseando-se nesse princípio.

Para mulheres, isso significa restringir a ingestão de 500 calorias por dia e 600 calorias para os homens. Agora, um documento co-escrito por Mosley, e aceito para ser publicado no British Journal of Diabetes and Vascular Diseases, reforça o fato de que o jejum intermitente tem se mostrado eficiente para limitar inflamação, melhorar os níveis de açucar e de gordura do sangue, assim como reduzir a pressão sanguínea.

ezaIsso porque, quando o corpo entra em modo de jejum, a seleção de combustível é alterada e o corpo muda para o sistema de queima de gordura, melhorando o metabolismo e reduzindo o estresse oxidativo, dizem os autores do estudo. Esse processo é tido como um método mais barato, efetivo e menos invasivo para o tratamento da obesidade, diabetes tipo 2 e doença cardiovascular, se comparado à cirurgia gástrica e o uso de medicamentos. Particularmente o jejum intermitente é menos rígido que outras dietas.

Um outro estudo publicado em 2012, mostrou que o jejum periódico com uma dieta baseada em menos carboidrato poderia ajudar também a reduzir o número de convulsões em crianças epilépticas, por provocar alterações bioquímicas que eliminam os pequenos circuitos do sistema de sinalização do cérebro que causam a convulsão.

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machadocirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Fonte: Relaxnews

 

Responda