Gordura Localizada - Dra Georgia Machado. Clinica de Cirurgia Plástica e Estética em Fortaleza.

A gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo (gorduroso) em algumas regiões do corpo. É aquela gordura que se mantém quando o indivíduo engorda e depois emagrece, ou seja, existe pouca variação com a mudança de peso, massagem ou ginástica. O que se tem é mais uma herança genética e fatores hormonais ao invés de uma necessidade de dieta especial. É na verdade uma tendência de cada indivíduo.

Algumas das pessoas acumulam gordura na região do abdômen, o que se pode chamar de obesidade andróide e outras nas pernas e quadril, conhecida com obesidade ginóide. As regiões em que a gordura localizada mais se concentra no corpo da mulher são nos quadris, glúteos e barriga, avançando ainda para a região das costas. Já os homens, apresentam menor incidência destas gorduras localizadas, e alguns deles tendem a acumular tecido adiposo principalmente no abdômen e essa distribuição pode apresentar maior correlação com a gordura mais interna que gera maior risco de doenças cardiovasculares estando em excesso. Outros fatores externos são favoráveis na formação de gordura localizada como: má postura, excesso de peso e a falta de exercícios.

Alimentos com gorduras são os principais responsáveis, pois, a gordura que não for utilizada pelo corpo em forma de energia guardada, em algumas regiões do corpo, como energia de reserva, dão origem à gordura localizada. Este excesso de açúcar também se transforma em energia de reserva e faz aumentar nossa quantidade de gordura. Esta é uma característica muito encontrada em pessoas que possuem gordura localizada no culote, porque esta região possui fibras musculares desiguais ao resto do corpo e necessitam de açúcar para os movimentos e exercícios, tornando assim mais fácil o armazenamento nesta região, e conseqüentemente mais difícil de perder com exercícios moderados.

Para causas diferentes, tratamentos direcionados que vão de uma drenagem linfática manual a um aparelho moderno, como manthus e outros; ou tratamentos como carboxiterapia.

O ideal é agendar uma avaliação gratuita com as fisioterapeutas dermato-funcionais para que seja elaborado um protocolo de atendimento específico ao seu caso.

Carboxiterapia consiste na aplicação subcutânea de (CO2) com fins terapêuticos, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos.

Essa terapia é indicada para o combate de celulite, gordura localizada (ajuda a reduzir medidas), flacidez,estrias, micro-varizes e pré e pós lipoaspiração (melhora os resultados evitando fibroses).

Por estimular a formação de colágeno e novas fibras elásticas, a terapia também é indicada no tratamento de olheiras e rejuvenescimento corporal e facial.

O tratamento é divido em sessões, normalmente de 10 a 20, variando conforme a necessidade de cada organismo. Não é necessário repouso e a pessoa em tratamento retorna às suas atividades normais logo ao final de cada sessão.

Procedimento:

  • 8 ss Carboxi
  • 8 ss Manthus
  • 5 ss Photon