Drenagem Linfática Manual é uma técnica que promove um incremento na circulação linfática, ajudando a eliminar o excesso de líquidos, toxinas ou macromoléculas, e desintoxicando o organismo. Além disso, tal técnica auxilia o sistema imunológico, visto que otimiza e agiliza o trabalho dos linfonodos. Quando os líquidos corporais, por alguma razão, acumulam-se no organismo, tem-se a chamada retenção hídrica, popularmente conhecida por inchaço. Tal acumulo poderá ser facilmente notado através de sensação de peso (principalmente em membros inferiores), dores ou aumento de volume na região.

A drenagem linfática é realizada através de pressões manuais superficiais, suaves, lentas e rítmicas  acompanhadas por bombeamentos em pontos específicos, os gânglios linfáticos, que objetivam otimizar a absorção e posterior eliminação dos líquidos acumulados indevidamente no organismo.Nunca tal técnica poderá causar dor, desconforto ou deixar manchas arroxeadas na pele. Essas manobras, para serem eficientes, terão de seguir o sentido do sistema linfático e obedecer a sua fisiologia. Quando mal aplicada ou mal indicada a drenagem linfática poderá causar complicações, sendo mais prudente não realiza-la. As manobras da drenagem linfática não podem ser confundidas com técnicas de massagem e exigem, do terapeuta, conhecimentos de anatomia e de fisiologia humana, domínio da técnica e a capacidade de identificar a real indicação, assim como possíveis contra-indicações do referido método. Caberá, então, ao paciente procurar um profissional habilitado para atende-lo.

Por ter efeito drenante, desintoxicante e relaxante, podendo ser realizada em homens ou mulheres independendo da idade. É indicada para pessoas que acumulam líquidos por quaisquer motivos, como: gestantes ou pós-parto; mulheres em período pré-menstrual; nos pós-operatórios de cirurgias plásticas; nos edemas traumáticos; sensação de pernas cansadas; quadro de celulite edematosa.

BENEFÍCIOS

– Diminui a retenção de liquidos

– Reduz inchaço

– Tem ação descongestionante, limpando as toxinas do metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico

– Alivia as dores posturais

– Induz ao relaxamento psíquico e à sensação de bem estar e conforto. Sensações transmitidas ao bebê

– Melhora e previne a celulite e estria

– Prevenção de varizes

– Estímulo do intestino

– Redução dos sintomas de incontinência

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL PARA GESTANTES

A gestação é, sem dúvidas, o momento mais marcante da vida da mulher. Os filhos fazem parte da natureza feminina. E, para aliviar as alterações corporais ocorridas durante a gravidez, a fisioterapia torna-se uma grande aliada proporcionando uma gestação saudável, através de exercícios e tratamentos que amenizam e previnem as alterações indesejadas deste período.