Um novo estudo descobriu que comer uma porção semanal de salmão ou outros peixes “gordos”, como a truta ou a cavala, pode reduzir para mais da metade o risco de desenvolver artrite reumatóide.

Comer-peixes-toda-semana-pode-diminuir-risco-de-doenças-crônicas Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em Fortaleza

Em um estudo publicado nos Anais das Doenças Reumáticas (Annals of Rheumatic Diseases), do Instituto Karolinska, em Estocolmo, pesquisadores descobriram que os ácidos graxos ômega-3 presentes em peixes podem reduzir o risco de doença inflamatória crônica em 52%.

Uma pesquisa prévia de 2009 sugere que o consumo de óleo de peixe pode ajudar a reduzir a inflamação que leva a uma variedade de doenças, incluindo artrite reumatóide. Neste estudo, os pesquisadores destacaram a vantagem para o ácido “gordo” de cadeia longa omega-3 poli-insaturado (ou PUFA, na sigla em inglês), contido nos peixes.

Se preferir peixes magros como o bacalhau ou o atum enlatado, o mesmo benefício poderá ser encontrado ao comer quatro porções por semana, segundo os pesquisadores. O consumo semanal a longo prazo de qualquer tipo de peixe foi associado a um risco 29% mais baixo da doença.

No entanto, você vai precisar manter uma dieta regular com peixes por pelo menos 10 anos para apreciar esse benefício à sua saúde, que é a prevenção da doença, eles acrescentaram.

Para chegar a essas conclusões, a pesquisadora chefe Alicja Wolk e sua equipe analisaram as dietas de 32.232 suecos nascidos entre 1914 e 1948. Os participantes preencheram questionários sobre o consumo de alimentos e estilo de vida em 1987 e 1997. As mulheres que consumiram pelo menos 0,21g de ômega-3 PUFAs diariamente tiveram o risco reduzido a 52%, segundo o estudo.

Acesse o estudo (em inglês)
http://goo.gl/KDXdcv

Oferecimento

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machado, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Cirurgia Plástica em Fortaleza,

Fonte: Relaxnews

Responda