Dra Georgia Machado Cirurgia Plástica em Fortaleza

Existem diversos procedimentos para acalmar as marcas de expressão e prevenir as rugas que insistem em aparecer com o tempo. Entre os tratamentos que prometem manter a pele rejuvenescida, dois se destacam: as aplicações de toxina botulínica (ou “Botox“, nome utilizado comercialmente) e o preenchimento facial (com ácido hialurônico). De acordo com a cirurgia plástica

Dra. Geórgia Machado, experiente nessa área há mais de 10 anos, os dois procedimentos são comumente confundidos – mas tratam tipos de rugas diferentes. As chamadas rugas dinâmicas são as vilãs das marcas de expressão, causadas pelos movimentos repetidos do rosto – e que aparecem, por exemplo, quando você sorri ou franze a testa. Para atenuá-las, o ideal é a aplicação da toxina botulínica. Essa aplicação costuma acontecer na região da testa, sobrancelhas e ao redor dos olhos, e seu efeito dura de quatro a seis meses. Para fins estéticos, a aplicação pode ser feita a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão. Já a partir dos 30 anos, começa-se a utilizar o botox como auxiliar nos tratamentos dessas rugas.

Mas há também as rugas estáticas, que teimam em aparecer mesmo quando o rosto está relaxado, sem fazer nenhuma expressão específica. Para tratá-las de maneira eficaz, é indicado o preenchimento facial: método que enche os vincos e sulcos, tornando-os mais rasos. As regiões mais comuns da aplicação são a glabela (entre as sobrancelhas) e o sulco nasogeniano (“bigode chinês”), também podendo ser aplicado nos lábios, no queixo e nas maçãs do rosto, com efeito que dura até um ano. Segundo Geórgia Machado, além de procurar o procedimento mais adequado, é importante escolher um profissional habilitado para realizar tais! procedimentos. “Muitos pacientes chegam aqui em busca de um procedimento que não resolveria seus problema. Além de indicar a melhor opção, explico | a função de cada um. A melhora na pele (e na autoestima) costuma ser instantânea!”, conta ela.

Espaço Georgia Machado

Dra Georgia Machadocirurgiã plástica em Fortaleza, Diretora Técnica do Espaço Georgia Machado

Responda