Dra Georgia Machado - Cirurgia de Blefaroplastia em Fortaleza. Blefaroplastia no Espaço Georgia Machado

A blefaroplastia é a cirurgia para correção de deformidades das pálpebras.

Geralmente são deformidades adquiridas com o envelhecimento facial, pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas); pela queda dos tecidos: pele, músculos, gordura; também podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismo ou outras doenças.

Fatores genéticos ou características familiares e raciais têm papel preponderante no estabelecimento de alterações na forma das pálpebras. A ação da força da gravidade, o fumo e a radiação solar são outros fatores que causam envelhecimento e, portanto, deformidade palpebral. Em casos muito avançados dessas deformidades, muitas vezes há prejuízos, principalmente com a diminuição do campo de visão.

Um fenômeno característico nas deformidades palpebrais é o aparecimento de “bolsas de gordura” tanto nas pálpebras inferiores como nas superiores.

Nessa cirurgia, a anestesia é local com sedação. Normalmente realizada em caráter ambulatorial (alta hospitalar algumas horas após a recuperação da anestesia).

O paciente sai do hospital com um pequeno curativo, esparadrapo de papel (micropore) nos pontos, os quais são retirados em quatro a seis dias.

Os cuidados pós-operatórios variam segundo a magnitude dos procedimentos efetuados. Sempre haverá um inchaço maior nos primeiros dois dias, que gradativamente irá diminuir.

Em geral sete a dez dias é o tempo suficiente para o paciente retornar às suas atividades sociais e laborais.

É importante ressaltar que as alterações de cicatrização e acomodação dos tecidos em seu novo local seguem por mais algum tempo. Pelo menos três meses são necessários para se observar o resultado final do tratamento.